Limpeza de Pele

A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns (cistos de pele morta que formam “bolinhas”) . Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista.  “Com a pele limpa, todos os tratamentos funcionam melhor, a absorção dos cremes é facilitada”. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.

A limpeza diária da pele com sabonete, de dia e à noite, seguida de tônicos ou adstringentes, fora o uso eventual de máscaras purificantes, como as de argila, ajudam a espaçar a periodicidade da limpeza profunda, mas não a substituem.

Qual a periodicidade para se fazer a Limpeza de Pele?

O ideal é fazer o procedimento mensalmente, no caso de peles oleosas ou que encaram muitos cosméticos diariamente. Alguns deles são potencialmente mais “entupidores”, caso do filtro solar e da maquiagem. Já para as adolescentes, será necessário verifica o estado da pele que, nessa fase costuma apresentar muitas alterações e hoje em dia, elas já estão usando mais maquiagem.

Como uma limpeza de pele deve ser

O primeiro (bom) passo do procedimento é o esteticista se preocupar em saber o máximo possível sobre a pele e os hábitos do cliente. Para isso, deve fazer várias perguntas: sobre os tipos de produtos que ele usa, se já fez tratamento de pele, se já teve reações alérgicas. A avaliação precisa é necessária para que tipos difíceis de pele sejam identificados.

O cliente tem que saber tudo o que está sendo passado no seu rosto, é o mínimo. É um fator de confiança a esteticista explicar antes o que será feito. Até produtos fracionados precisam de rótulo. Potes brancos que não permitem saber o que tem dentro estão errados. Esteticistas precisam usar luvas cirúrgicas.

A limpeza de pele tem uma sequência lógica que não pode ser quebrada.

Primeiro, é preciso remover cuidadosamente a maquiagem do rosto e do pescoço, em geral com leite de limpeza. Depois, é usado sabonete para uma limpeza mais profunda — que pode ou não fazer espuma.

O passo seguinte é a esfoliação, para deixar a pele mais fina. Algumas clínicas usam produtos com grãos. Outras fazem esfoliações mecânicas ou usam cosméticos com ácidos ou cremes. De qualquer forma, o cliente sentirá uma certa fricção da pele. Depois da esfoliação, é hora do tônico para regular o pH da pele.

O produto seguinte é um creme emoliente, que servirá para amolecer os pontos que serão extraídos. Para fazer com que o produto penetre, é usada máscara térmica ou fator de ozônio por cerca de 15 minutos. Depois vem a extração, manual ou por sucção. Caso o cliente não esteja acostumado com a clínica, é bom pedir para evitar agulhas. Terminada a extração, é indicado o uso de alta frequência. Ela cauteriza pontos que foram abertos ou feridos e tem ação bactericida. O gás ozônio tem cheiro de metal e causa choquinhos.  O fim fica a cargo da necessidade de pele. Em geral, é aplicada uma máscara calmante, hidratante ou secativa.

Atenção

Limpeza de pele bem feita não dura apenas meia hora. É impossível. Meia hora é só o tempo das máscaras aplicadas no rosto. Costumamos pedir aos clientes que reservem cerca de duas horas para o procedimento, em especial se é a primeira vez.

Esqueça a ideia de que limpeza bem feita dói por dias seguidos. Os esteticistas não podem mexer em pústulas (acne inflamada), portanto qualquer inflamação duradoura depois da limpeza de pele é suspeita. Infecção é sinal de que o procedimento e produto poderiam estar contaminados, ou mesmo que um produto foi reutilizado.

O certo é a pele ficar sensibilizada e, às vezes, ter alguma descamação. Mas não é normal coceira e dores persistentes, ou hematomas.

Agende uma avaliação gratuita no Château Alpes SPA com nossas esteticistas para podermos aplicar os produtos adequados e manter a saúde de sua pele sempre em ordem!

Aguardamos o seu contato: (11) 2427-7930